PEFIN

O que é

Um serviço que localiza e informa pessoas físicas e jurídicas sobre dívidas não pagas.


O que oferece

Informações atualizadas sobre o cadastro do seu cliente, pessoa física ou jurídica, endereços para localização desse consumidor, fornecedor ou parceiro e telefones de contato.


Além de disponibilizar dados para a localização do consumidor, viabiliza a comunicação com ele, por meio da carta-comunicado, que informa sobre o débito e dá as orientações para o pagamento.


Essa comunicação pode também incluir o boleto de cobrança, para facilitar e estimular a quitação da dívida.


Poder de alcance do Pefin


  • Mais de 400 mil clientes
  • Cerca de 4 milhões de consultas por dia

*Esses números correspondem aos clientes e às consultas realizadas aos produtos da Serasa Experian que contam com o Pefin.

 

Como funciona

A Serasa Experian envia uma carta-comunicado para os endereços do cliente informando sobre a existência de uma dívida não paga, o valor do débito, a data em que o contrato foi firmado com a loja ou o estabelecimento (credor) e os dados para contato com essa instituição, além de alertar o cliente sobre a necessidade de entrar em contato com o credor no prazo de 10 dias, a partir do recebimento da correspondência, para negociar a pendência.

Além de avisar o consumidor, é possível cobrá-lo na mesma correspondência. Nesse caso, o documento enviado é a carta-boleto: correspondência que inclui um boleto de cobrança. Esse documento facilita e incentiva o cliente a regularizar a dívida. O boleto bancário enviado segue o formato padrão da Febraban e pode ser pago em toda a rede bancária ou pela internet.


Novidade:


A comunicação ao cliente sobre a existência de uma dívida não paga poderá ser realizada via SMS.


Formas de Utilização:


  • 1º comunicado – junto com a carta-comunicado: você agiliza a recuperação e aumenta a chance de localização de seus clientes.
  • 2º comunicado – com ou sem a carta-comunicado: você reforça sua ação de recuperação, reduzindo custos.

 

Benefícios

  • Facilidade e segurança para localizar e comunicar seus clientes sobre débitos em aberto.
  • Precisão no processo de cobrança.
  • Redução de tempo e de custos para cobrar dívidas.
  • Oferta diferenciada de pagamento para os clientes inadimplentes, por meio da carta-boleto.
  • Melhora significativa no percentual de recuperação de créditos, em média, 50%.
  • Aumento da lucratividade devido à redução de gastos com o processo de cobrança e a emissão de boletos.
  • Otimização das ações de cobrança e favorecimento do fechamento de acordos com os diversos perfis de consumidores em atraso, diferenciando propostas e descontos.

 

Porque utilizar

  • Para ter informações atualizadas sobre quem negocia com você e conhecer os pontos positivos e os riscos de cada operação.
  • Reduzir a inadimplência e melhorar os resultados da sua empresa
  • Ampliar a segurança de suas transações comerciais
  • Aumentar a qualidade de sua gestão de crédito.
  • Enriquecer sua análise sobre a carteira de clientes e sobre as ofertas que podem ser feitas para cada caso.